quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MOMENTO FUNDADOR DO 2º ANO - "DIA DO IDOSO"

Momento Fundador – set/2010
Dia do Idoso
Nós do 2º Ano refletimos sobre esta data e percebemos o quanto, nossos avós, nos ensinaram. Cada um pode contar um pouco do que aprenderam com eles.
No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade.

Há um famoso provérbio da Grécia antiga que diz: "Cabelos brancos não são sinônimo de velhice, mas de sabedoria."
Nosso Fundador diz que esta é a Idade da Sabedoria – prezar os idosos, indivíduos que prestaram grandes contribuições à sociedade, é o caminho da eterna prosperidade.
Dizem que Rosa Parks, a "Mãe do Movimento pelos Direitos Civis" dos Estados Unidos, aprendeu ainda na infância o significado da força e da coragem para o ser humano e a importância de lutar em defesa da dignidade da vida por meio de conversas com uma senhora idosa.
O tempo passou e, certa ocasião, uma menina disse à octogenária Sra. Parks: "Às vezes, acho que as histórias do passado, dos nossos avós, não têm nada a ver com a gente."
Rosa Parks respondeu-lhe com delicadeza: "As histórias das pessoas idosas contêm muitas dicas úteis para a sua atuação no futuro. Por isso, ouça-as com atenção e consideração e guarde-as consigo para transmiti-las da mesma maneira às futuras gerações."
Assim, nosso Fundador diz que uma sociedade que respeita os idosos é uma sociedade que respeita a vida e será um lugar que brilha felicidade e vitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter expressado sua opinião à postagem

ATIVIDADES DA ESCOLA SOKA

Minha foto
São Paulo Capital, São Paulo, Brazil
Sou pedagoga e pós- graduada em Literatura Infanto Juvenil pela UFRJ e em Arteterapia em Educação e Saúde. Amo a vida e aproveito cada acontecimento do meu dia a dia, para extrair nutrientes para minha Revolução Humana.