Resumo
SOUZA, G. H. P., EGYDIO, A. P. M. Minha natureza, minhas ações: aspectos filosóficos e sensibilização em prol da construção de um comportamento pró-ambiente. 2010. XX f. Monografia. Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.
O cenário de devastação ambiental atual vem nos revelando que estamos em meio à uma crise de percepção, no qual o homem com sua visão utilitarista, egoísta e de domínio e superioridade perante à natureza, tem colocado em risco seu próprio futuro e de milhares de outras espécies. Dentro desse panorama, a educação ambiental (EA) das gerações presente e futura possui um valor indiscutível no processo de mudança de atitude, criando novas alternativas (comportamento pro - ambiente) aos problemas trazidos pelo nosso estilo de vida, principalmente à população urbana, que, distante da natureza e com sua qualidade de vida deteriorada pela poluição e estresse por aglomerações, baseiam sua felicidade no consumo desenfreado, pois a grande pressão sobre o ambiente na busca por recursos naturais, produção e descarte dos bens de consumo são os principais causadores dessa problemática ambiental. O presente projeto de EA formal denominado de “Minha natureza, minhas ações”, visa, por meio da sensibilização, contribuir para a construção de valores ambientais e por consequência um comportamento pró - ambiente.
O público alvo foram os alunos do 9º ano da Escola Soka do Brasil (mantida pela Associação Brasil Soka Gakkai Internacional – BSGI), fundada em 2001, por Daisaku Ikeda. A referida escola utiliza a Pedagogia Soka (soka: criação de valores) de Makiguti, no qual seu objetivo máximo é vincular valores aos conteúdos e assim desenvolver estudantes com espiritualidade e rico senso de humanismo. A teoria do Valor de Makiguti consiste em desenvolver: o valor do belo (quando o trabalho nos dá prazer), do bem (quando contribuímos positivamente para a humanidade) e do benefício (quando esse trabalho nos beneficia economicamente). Para tanto, foi adotada a corrente de EA “práxica” aliada com a corrente “crítica”, promovendo assim: diálogos, discussão e reflexão por meio de vídeos, filmes (Avatar, Wall-e, a história das coisas, Uma Revolução Silenciosa) e o princípio filosófico da Lei de Causalidade com o viés da EA, utilizando-se como ferramenta o Lago da Flor de Lótus do Centro Cultural Campestre da BSGI; vivências em áreas naturais (método “Vivências com a Natureza – Aprendizado Sequencial”, de Cornell); e práticas de ação tal como, panfletagens e o plantio de uma árvore. Foi observado que o público alvo, apesar de representar a população urbana, favoreceu as atividades, pois são estudantes que tem tido contato com a Educação Humanista Soka desde a fase de Educação Infantil. As atividades desenvolvidas promoveram a sensibilização, conscientização e reflexão, contribuindo ainda mais na formação humanista desses estudantes, intensificando mudanças de atitudes no sentido pró - ambiente.
Palavras-chave: sensibilização, filosofia de vida, valores humanistas, comportamento pró-ambiente.
O quadro abaixo demonstra a sequência das etapas desenvolvidas:
Sequência das Etapas do projeto |
1ª. Etapa introdutória e de caracterização do nível de conhecimento e comportamento pró-ambiente dos participantes sobre o tema: Fotonovela “Minha natureza, minhas ações”. Parte 1: antes do projeto de EA. |
2ª.Informativa: Filme AVATAR - Discussão sobre a crise de percepção da realidade |
3ª.Informativa: Filme WALL-E - Discussão sobre as consequencias dessa crise de percepção |
4ª.Sensibilização: Vivências com a Natureza 1 - Parque Estadual da Cantareira |
5ª. Informativa e Reflexão sobre atitudes (Encontre alguém que...) e discussão de vídeo “A história das coisas” - Discussão sobre a sociedade de consumo e atitudes pró-ambiente eficazes |
6ª. Informativa e Sensibilização: Filme Uma revolução Silenciosa - Discussão sobre exemplos de otimismo, coragem e união para vencer os desafios ambientais do planeta. |
7ª. Ação de Cidadania: Confecção e distribuição de panfletos. Na rua da Escola - ação de cidadania, inspirados no filme “Uma revolução Silenciosa“ |
8ª. Sensibilização: Vivências com a Natureza 2 - Observação do desabrochar da Flor de Lótus. Parque Ecológico Daisaku Ikeda (Centro Cultural Campestre da BSGI). Discussão filosófica da Lei de Causa e Efeito com o viés da temática ambiental. |
9ª. Ação de Cidadania e Sensibilização: Plantio de muda e auto-carta. Com base na Teoria do Valor de Makiguti |
10ª. Atividade prática: Elaboração de poema coletivo. Publicação no site/blog da escola. |
11ª.Etapa de Finalização: Fotonovela “Minha natureza e minhas ações”. 2ª parte: depois do projeto de EA. |
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