sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MOMENTO FUNDADOR DO 2º ANO

No dia 23 de agosto, o 2° Ano realizou o Momento Fundador contando a lenda da Vitória-régia. Essa planta é característica da região amazônica, local onde nosso Fundador tem o sonho de conhecer um dia.


A turma contou a lenda apresentando um teatro de fantoches em vareta.








Lenda da Vóitóoria-Réegia



A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte.

Diz a lenda que a Lua namorava as mais belas jovens índias e quando a Lua gostava de uma jovem, a transformava em estrela do Céu.

Naiá, filha de um chefe e princesa da tribo, sonhava com a Lua e se apaixonou por ela.

Então, a noite quando todos dormiam, Naiá subia as colinas e perseguia a Lua na esperança que esta a visse e a transformasse em uma estrela. Mas a Lua parecia não notá-la.

Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a Lua refletida no meio das águas e imaginou que ela havia chegado para buscá-la.

Atirou-se nas águas profundas do lago em direção à imagem da Lua, mas percebeu que aquilo fora uma ilusão e tentou voltar, porém não conseguiu.

Comovida pela situação, a Lua resolveu transformar a bela jovem em uma estrela diferente de todas as outras. Transformou-a então numa "Estrela das Águas", que é a planta Vitória-Régia. Assim, nasceu uma planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.

Um comentário:

  1. MUITO BOM MESMO, ELE ME CONTOU A HISTÓRIA ENCANTADO. COM ESSE TIPO DE APRENDIZAGEM TENHO CERTEZA QUE MOMENTOS COMO ESSE FICARÃO GRAVADOS PRA SEMPRE EM SUA MEMÓRIA.ARTE E A CULTURA ESTÃO CADA VEZ MAIS DISTANTE DE NÓS, HOJE SÃO POUCAS AS ESCOLAS QUE TRABALHAM ISSO, ESTAMOS MUITO FELIZES, OBRIGADA A TODOS!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por ter expressado sua opinião à postagem

ATIVIDADES DA ESCOLA SOKA

Minha foto
São Paulo Capital, São Paulo, Brazil
Sou pedagoga e pós- graduada em Literatura Infanto Juvenil pela UFRJ e em Arteterapia em Educação e Saúde. Amo a vida e aproveito cada acontecimento do meu dia a dia, para extrair nutrientes para minha Revolução Humana.