sexta-feira, 25 de março de 2011

Encontro Interativo Família e Escola

  


O cenário de devastação ambiental atual vem nos revelando que estamos em meio à uma crise de percepção, no qual o homem com sua visão utilitarista, egoísta e de domínio e superioridade perante à natureza, tem colocado em risco seu próprio futuro e de milhares de outras espécies. Dentro desse panorama, a educação ambiental (EA) das gerações presente e futura possui um valor indiscutível no processo de mudança de atitude, criando novas alternativas (comportamento pro - ambiente) aos problemas trazidos pelo nosso estilo de vida, principalmente à população urbana, que, distante da natureza e com sua qualidade de vida deteriorada pela poluição e estresse por aglomerações, baseiam sua felicidade no consumo desenfreado, pois a grande pressão sobre o ambiente na busca por recursos naturais, produção e descarte dos bens de consumo são os principais causadores dessa problemática ambiental.
            Com o objetivo principal de propiciar aos pais e alunos da Escola Soka do Brasil (pessoas extremamente urbanas e sem vínculo com a natureza) momentos alegres e reflexivos de interação entre eles e a natureza. Participaram cerca de 360 pessoas, divididas em 8 grupos.
            As atividades de sensibilização ambiental foram aplicadas seguindo o método “Vivências com a Natureza, Aprendizado Sequencial” de Joseph Cornell. Basicamente, o método consiste em 4 estágios, no qual um estágio é preparatório para o seguinte:
            O estágio 1 consiste em despertar o entusiasmo e harmonizar o grupo, tendo como principal característica a alegria e a descontração. Apresenta algumas vantagens que são as seguintes: desenvolve o prazer de brincar; cria uma atmosfera de grupo e envolvimento; estimula a receptividade; incentiva um alto grau de atenção e superar a passividade; estabelece a relação com o líder; equilibra a energia do grupo; proporciona direção e estrutura; busca alegrias exuberantes; prepara para as atividades mais sensíveis dos estágios seguintes.
            O estágio 2 tem como objetivo concentrar a atenção, tendo como principais características a receptividade e a ampliação dos sentidos e apresenta como principais vantagens o seguinte: aprofunda a percepção; canaliza o entusiasmo desenvolvido no estágio 1; desenvolve habilidade perceptiva; acalma a mente e desenvolve a receptividade para experiências mais sensíveis com a Natureza.
            O estágio 3 promove a experiência direta e de absorção. É considerado o principal estágio do Aprendizado Sequêncial, pois proporciona o seguinte: a quebra do paradigma da relação sujeito-objeto para sujeito-sujeito entre homem e natureza; o aprendizado ocorre através da descoberta pessoal; busca alegrias profundas; proporciona uma compreensão direta, experiencial e intuitiva; desenvolve o encantamento com a natureza; melhora a relação entre as pessoas; desenvolve envolvimento pessoal com os princípios ecológicos; amplia a consciência da unidade existente entre todos os seres vivos e cria postura não hierárquica entre as pessoas e a natureza.
            O estágio 4 permite compartilhar a inspiração para consolidar e ampliar a experiência individual e tem as seguintes vantagens: esclarece e fortalece experiências pessoais; cria um ambiente inspirador; cria vínculos de união no grupo; cria um ambiente de agradecimento entre os participantes; fornece referências ao líder e dá ao líder a possibilidade de compartilhar inspiração com um grupo receptivo.
           



A Escola Soka do Brasil realizou o Encontro Interativo Família-Escola, no clube de campo (CCCamp)- Centro Cultural Campestre, em Jandira, no dia 19/03/11. Foram desenvolvidas atividades tendo como tema a educação ambiental, organizadas pela professora de ciências, Grayce Helena Pereira de Souza. Os participantes foram divididos em grupos que exploraram vários locais do CCcamp, que possui área de preservação da Mata Atlântica, várias trilhas e lagos, onde alunos e familiares participaram de várias vivências educativas e reflexivas sobre a questão do meio ambiente. Para os familiares que não puderam fazer caminhada, a professora de Língua Portuguesa, Luciana Silva de Campos e a Diretora Vanilda Liziete Ribeiro Lopes desenvolveram uma oficina literária utilizando a obra infantil do escritor português José Saramago, “A Maior Flor do Mundo”, que trás em seu bojo uma bela mensagem de cuidados e gratidão. Após a leitura e discussão, os participantes foram instigados a ilustrar o livro e criaram uma produção de arte plástica coletiva que resultou num belo painel exposto ao final do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter expressado sua opinião à postagem

ATIVIDADES DA ESCOLA SOKA

Minha foto
São Paulo Capital, São Paulo, Brazil
Sou pedagoga e pós- graduada em Literatura Infanto Juvenil pela UFRJ e em Arteterapia em Educação e Saúde. Amo a vida e aproveito cada acontecimento do meu dia a dia, para extrair nutrientes para minha Revolução Humana.