quarta-feira, 30 de março de 2011

SEMINÁRIO DA 7ª SÉRIE 2011

Nos dias 16 e 18 de março tive a grata satisfação de assistir ao seminário da 7ª série, em torno da obra literária "O Meu Pé de Laranja Lima" de José Mauro de Vasconcelos. No 1º dia do seminário houve a apresentação de dois grupos, com utilização de recursos multimidia. Os alunos demonstraram segurança e muita criatividade nas apresentações.
O 1º grupo apresentou um resumo do livro em Power point e biografia do autor e sentimos o quanto se envolveram na proposta. O 2º grupo abordou a temática do livro linkando com o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente. Apresentaram trechos de videos envolvendo os vários tipos de abandono e suas consequências. Finalizaram com uma mensagem de esperança, em torno da música Imagine, de John Lenon.
No segundo dia do seminário, os alunos também deram um show: levantaram dados estatísticos sobre o desenvolvimento do Brasil desde a época em que o livro foi lançado e qual era o cenário do país na época. Bastante interessante!
Mas não parou por aí: apresentaram reportagens sobre as condições das escolas estaduais em vários Estados e a evolução do IDH do país nas décadas.
O último grupo apresentou a correlação da obra com os filmes: Meu malvado favorito e Onde vivem os monstros, trabalho esse apresentado com muita criatividade e senso crítico.
TODOS OS GRUPOS ESTÃO DE PARABÉNS. HOUVE UM REAL COMPROMETIMENTO COM A PROPOSTA SUGERIDA PELA PRO LUCIANA, A QUEM TAMBÉM DOU MEUS SINCEROS PARABÉNS!
ESTOU MUITO ORGULHOSA DE ASSISTIR AO GRANDE DESENVOLVIMENTO DESTA TURMINHA!
VOCÊS ALEGRARAM O MEU CORAÇÃO.

sexta-feira, 25 de março de 2011

http://www.flickr.com/photos/61091590@N08/?saved=1

Encontro Interativo Família e Escola

  


O cenário de devastação ambiental atual vem nos revelando que estamos em meio à uma crise de percepção, no qual o homem com sua visão utilitarista, egoísta e de domínio e superioridade perante à natureza, tem colocado em risco seu próprio futuro e de milhares de outras espécies. Dentro desse panorama, a educação ambiental (EA) das gerações presente e futura possui um valor indiscutível no processo de mudança de atitude, criando novas alternativas (comportamento pro - ambiente) aos problemas trazidos pelo nosso estilo de vida, principalmente à população urbana, que, distante da natureza e com sua qualidade de vida deteriorada pela poluição e estresse por aglomerações, baseiam sua felicidade no consumo desenfreado, pois a grande pressão sobre o ambiente na busca por recursos naturais, produção e descarte dos bens de consumo são os principais causadores dessa problemática ambiental.
            Com o objetivo principal de propiciar aos pais e alunos da Escola Soka do Brasil (pessoas extremamente urbanas e sem vínculo com a natureza) momentos alegres e reflexivos de interação entre eles e a natureza. Participaram cerca de 360 pessoas, divididas em 8 grupos.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Novidades na Unidade I

Os nossos alunos do 1º ano acabam de ganhar mais um espaço de lazer, no terraço da escola. Um pequeno parquinho está sendo preparado para eles, para diminuir o impacto na passagem de etapa, do infantil, para o fundamental.

ATIVIDADES DA ESCOLA SOKA

Minha foto
São Paulo Capital, São Paulo, Brazil
Sou pedagoga e pós- graduada em Literatura Infanto Juvenil pela UFRJ e em Arteterapia em Educação e Saúde. Amo a vida e aproveito cada acontecimento do meu dia a dia, para extrair nutrientes para minha Revolução Humana.