sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vídeo premiado produzido pelos alunos do 5º ano T

A professora Simone foi convidada via facebook, a particpar de um concurso cultural da MICROSOFT EDUCAÇÃO, o objetivo do concurso era: Quem faria o melhor uso do software PHOTO STORY em sala de aula.
Seriam 3 ganhadores e o vídeo produzido pelos nossos alunos do 5º ano da tarde, na aula de informática, foi um dos ganhadores: o livro falado Poluição tem solução, que também foi exposto na nossa Feira Literária. QUE MARAVILHA!
Parabéns aos criativos alunos, sua professora Cristianne Maki e a professora de informática, Simone.
Vitória é alegria, como diz o nosso fundador.
Muito obrigada por esta alegria.
Um beijo no coração de todos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Momento fundador 5 ano dia 18 de outubro
Como o nosso fundador escreve vários poemas e em especial aos jovens, nós lemos alguns poemas escritos sobre os jovens e decidimos ler o poema que escreveram sobre o que é ser criança para cada aluno.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Noite do Pijama 2010

Semana da Criança

Noite do Pijama 2010


Com o objetivo de, fortalecer ainda mais os laços entre alunos/professores /funcionários, comemorar o dia dos professores e encerrar as atividades da semana da criança participando de momentos diferentes na escola, a Unidade II de Educação Infantil realizou a "2ª Noite do Pijama". Foi uma noite especial com atividades prazerosas, aproveitando nosso espaço físico.
As atividades foram preparadas com muito carinho e dedicação de todos os professores e funcionários. Contamos com a participação de 33 crianças na atividade que iniciou no dia 15/10 às 18 horas e finalizou ás 8 horas do dia 16/10.
Nossos príncipes e princesas participaram de atividades interativas com o mágico Miguel, atividades lúdicas e esportivas com o professor Murilo da Unidade I , baile de pijamas, brincadeiras de Caça ao Tesouro e sessão cinema com pipoca .
Como não poderia deixar de ter apreciaram uma deliciosa refeição e café da manhã.
Nossos príncipes e princesas adoraram, pois assim que os pais chegavam já iam relatando tudo o que tinha acontecido com maior alegria e alguns pais nos sugeriram  fazer mais de uma vez por ano, esta atividade com as crianças.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Passeio a Cidade do Livro


Complementando nosso projeto de incentivo à leitura, associando temas atuais com os valores e preservação ambiental, a Unidade II de Educação Infantil promoveu um passeio divertido e cultural, em um espaço cenográfico tematizado, com personagens e atividades que, de forma lúdica e interativa, incentivam o hábito de leitura e contato com os livros.

FESTIVIDADES EM TORNO DO DIA DAS CRIANÇAS

Outubro- Mês especial dos alunos, professores e funcionários.

O “Dia das Crianças”, na Unidade II de Educação Infantil, foi comemorado com muita alegria. Nossos príncipes e princesas tiveram oportunidade de participar de momentos diferentes, com atividades especiais e prazerosas organizadas com muito carinho para todos.

No dia 04/10 tivemos a visita de um mensageiro da “Cidade do Livro” para convidar as crianças a participarem do passeio que a Escola preparou. Este dia foi o “Dia do Brinquedo”, cada criança trouxe, de sua casa, um brinquedo para compartilhar e brincar com seus amiguinhos.

Dia 05/10 - “Dia da Fantasia”, os alunos vieram à escola sem uniforme ou vestidos de fantasia.

Dia 06/10 –Dia do “Penteado Maluco”, as professoras fizeram penteados nas crianças

Dia 07/10- “Dia do Esquisito”, as crianças vieram à escola vestidos de ‘esquisitos’

Dia 09/10- “Dia da Bicicleta”, todos trouxeram suas bicicletas, triciclos ou patinetes para brincarem com seus amigos.


  Nossos príncipes e princesas receberam um lindo peixinho “Beta” como presente do “Dia das Crianças”, eles nomearam  e vão cuidar junto com sua família, com muito carinho do peixinho.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Roda de Leitura dos alunos da 5ª série/6º ano


“A leitura é o que nos torna humanos. Num certo sentido, ler é como escalar uma montanha. Existem montanhas grandes e montanhas pequenas.  Subir num cume escarpado é muito difícil, mas como é grandiosa a alegria sentida ao conquistá-lo com sucesso.” Daisaku Ikeda
Colocando em prática a frase do fundador das Escola Soka, os alunos da 5ª série/6º ano foram incentivados a ler um livro por escolha própria no período de férias. No mês de setembro foi realizada a Roda de Leitura que é uma atividade na qual os alunos trazem os livros que leram durante o ano ou nas férias, por sua própria escolha. É um bom momento, pois os alunos podem mostrar os assuntos de sua preferência, além de falar sobre o livro recomendando-o para os colegas de sala.
A aluna Lyssa, que leu quinze livros até o momento, disse que está habituada a ler desde pequenina por ter adorado o primeiro livro que leu. Disse que escolhe seus livros pela capa, sinopse ou mesmo para não ficar sem nenhum  livro novo.
Mariana, outra leitora assídua, diz que aproveita para incentivar a irmã mais nova. Diz também que quando lemos entramos numa história e numa vida diferente. Ler ajuda a melhorar a imaginação por isso lê várias vezes o mesmo livro e a cada leitura consegue interpretá-lo de maneira diferente. Gosta de suspenses e aventuras.
Arissa Mitsumori também gosta muito de ler. “Lendo, adquirimos muito conhecimento e nos divertimos. O livro pode ser feliz ou triste, mas de qualquer jeito é incrível! É como se entrássemos no livro. Quando começo a ler , não consigo mais parar”, diz ela.
Parabéns aos alunos por terem realizado muito bem a tarefa das férias: Ler por prazer!
Luciana S. Campos – Prof. Língua Portuguesa

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Projeto de leitura com o Fund. II

Ler é melhor do que estudar?

Na Escola Soka do Brasil, as aulas de leitura são muito apreciadas pelos estudantes. A escolha dos livros é feita de acordo com as séries, idade e interesse. No mês de Junho, os alunosda 6ª série  leram o livro “Os Meninos Morenos”, do escritor Ziraldo, nas aulas Língua Portuguesa. O livro conta a história da infância do autor de “O Menino Maluquinho”, além de nos fazer conhecer as brincadeiras, medos e preocupações de um garoto de pouca idade, mas bastante curioso. Às vezes os personagens do autor se confundem e se parecem com os de sua infância, vivida no interior de Minas.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Lançamento do livro de cordéis dos formandos 2010

No dia 2 de outubro realizamos a nossa fantástica Feira Literária com inúmeras atrações. Uma das principais atrações foi o lançamento do livro de cordéis produzidos pelos nossos formandos 2010.
          Parabéns!

TRABALHO DE HISTÓRIA- FUND. II

Realizei uma atividade com a 5ª série com o objetivo de despertar o interesse por problemas que afetam a sociedade brasileira, como a desigualdade social, a corrupção, entre outros, combatendo assim a indiferença a essas questões.
Achei o momento propício em virtude das eleições que foram realizadas no domingo próximo passado, bem como apresentar o trabalho na Feira Literária.
Os alunos dividiram-se em grupos e pesquisaram em revistas e internet imagens que mostrassem as funções de um vereador.
A seguir fizeram cartazes, na forma de infográfico, os quais foram  apresentado para o grupo.
Profª Marilena

 

MOMENTO FUNDADOR DO 2º ANO - "DIA DO IDOSO"

Momento Fundador – set/2010
Dia do Idoso
Nós do 2º Ano refletimos sobre esta data e percebemos o quanto, nossos avós, nos ensinaram. Cada um pode contar um pouco do que aprenderam com eles.
No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ampliando conhecimentos

PASSEIO AO JARDIM ZOOLÓGICO

Integrando as atividades realizadas para nossa Feira de Ciências com o tema “Animais em extinção”, visitamos o Zoológico de São Paulo, onde pudemos observar alguns animais que foram estudados pelos nossos alunos, possibilitando aos mesmos uma conexão com o tema pesquisado.

MOMENTO FUNDADOR NA UNIDADE INFANTIL

Momento Fundador

No Momento Fundador desta quinzena, na Unidade II, a professora Andréa compartilhou com as crianças do Integral, um pouco da vida do nosso Fundador e sua obra literária.
A professora leu para as crianças a história do livro: A lua e a princesa que foi um dos livros escritos pelo nosso Fundador, para crianças.
O livro conta a História de uma menina chamada Satiko que não gosta de se alimentar e por isso é muito fraquinha, ela não consegue nem brincar com seus amigos e vive tristonha. Então dona Lua convida Satiko para visitar o seu país, o “País da Lua” e lá Satiko descobre que todas as crianças, de todas as partes do mundo, são príncipes e princesas. Isso muda
completamente a sua vida.
Ao final da leitura, todos puderam expressar suas opiniões sobre a história e concluíram que devemos nos esforçar, assim como Satiko para sermos vitoriosos em tudo na vida.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TEMA: INVESTIGANDO A VIDA, CONSTRUINDO VALORES

Com o título “ Investigando a vida, construindo Valores”, nossos pequenos cientistas abordaram sobre: Ciclo da água/enchentes nas cidades/racionamento de água – As Fases da Lua – A Casa Ecológica/ideogramas sobre o meio ambiente – As constelações – Ciclo da água/evapotranspiração – Os Seres Vivos/Adaptações ao meio ambiente/cadeia alimentar – Enigmas sobre Vulcões – Fontes de Energia elétrica – Ciclo das Rochas – Reações químicas- Qualidade de Vida/obesidade/sedentarismo/IMC/hábitos alimentares/déficit de natureza- Luz e Som – Sobre a Exposição Sementes da Mudança e o potencial humano/ Carta da Terra.

I FEIRA DE CIÊNCIA DA ESCOLA SOKA DO BRASIL

ATIVIDADES DA ESCOLA SOKA

Minha foto
São Paulo Capital, São Paulo, Brazil
Sou pedagoga e pós- graduada em Literatura Infanto Juvenil pela UFRJ e em Arteterapia em Educação e Saúde. Amo a vida e aproveito cada acontecimento do meu dia a dia, para extrair nutrientes para minha Revolução Humana.