terça-feira, 21 de setembro de 2010

TANQUE DE AREIA AZUL

Temos novidade na Unidade II de Ensino Infantil

                
             A sensação do momento é o tanque de areia azul inaugurado na data de hoje.
Veja o comentário da aluna Vitória do Maternal II, assim que viu o tanque de areia pronto:
"UAU! Que lindo! Adorei!

O Fundador e a Amazônia

Momento Fundador – 3º Ano
Tema: O fundador e a Amazônia
Pro: Elisangela

Para este momento fundador, o 3º ano estudou alguns trechos do poema escrito pelo nosso fundador em 1987 “A Longa e Distante Correnteza do Amazonas”:
Oh! Meu Brasil!
Céu e terra que tanto amo!
Solo da paixão,
Nação da esperança e
País do futuro.

domingo, 19 de setembro de 2010

AMAZÔNIA - TRABALHO DO 5º ANO- PRO CRIS MAKI

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DESFILE CÍVICO TURMA MANHÃ

ATIVIDADE: Desfile Cívico

Desfile 7 de setembro

Para comemorar o dia 7 de setembro, a Unidade Infantil realizou um “Desfile Cívico”.  
Cada turminha confeccionou um ‘adereço’ para se preparar para o evento que aconteceu no dia 03/09. A sala do Maternal I confeccionou a Bandeira do Brasil, o Maternal II representando os Fuzileiros Navais confeccionou tambores com sucata, o Jardim I representando a cavalaria do exército confeccionou cavalos de pau, o Jardim II homenageando os marinheiros confeccionaram os quepes (chapéu) e a turminha do Integral confeccionou espadas de jornal.
Todos preparados demos início a “cerimônia” com o Hino da Independência do Brasil e logo em seguida  os integrantes desfilaram pelos ambientes da escola. O desfile se estendeu também com a saída peloo portão social e entrada dos alunos pelo portão do pátio.
Ao final pousaram para uma Foto Comemorativa.
Com esta atividade nossos príncipes e princesas puderam compreender os valores de cidadania, amor à Pátria e entenderam os objetivos da comemoração da Semana da Pátria como uma data importante para o nosso País.

DESFILE CÍVICO

AMAZÔNIA

Atividade: Momento Fundador
Ano: 5° Ano
Data: 10/09/2010

Atividade desenvolvida:

Fizemos a leitura do caderno especial que saiu no Brasil Seikyo, edição n° 2.047, 14 de agosto de 2010.
Este suplemento traz informações sobre a Amazônia e a importância de sua preservação.
O nosso querido Fundador Dr. Daisaku Ikeda faz comentários importantes sobre a preservação da Floresta Amazônica e o quanto sua destruição será prejudicial aos seres vivos e em especial aos seres humanos.
Os alunos puderam refletir sobre o desenvolvimento sustentável, vivenciando através da reportagem o que estudamos em sala de aula.
Escolhemos algumas frases e elaboramos um Power-point sobre o assunto.

TRABALHO DE GEOGRAFIA COM A 8ª SÉRIE

 Os alunos foram conduzidos a refletir sobre os problemas ambientais e como aplicar conhecimentos relacionados a tais problemas apresentando soluções para essas questões.
Esse trabalho está relacionado ao projeto da Escola Soka do Brasil, "Cuidar da Terra é cuidar do ser".
Os alunos dividiram-se em grupos e pesquisaram em livros, revistas, internet etc, sobre vários impactos causados à natureza pelo ser humano.
A seguir fizeram cartazes e vídeo e cada grupo expôs seu trabalho para os demais colegas.
Esse trabalho será apresentado na Feira de Ciências.
Marilena.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

OFICINA DE LEITURA

Oficina de Leitura de 02 e 03 de setembro


Viabilizando a participação dos alunos no Concurso de Desenhos da Fundação Japão, a oficina de leitura semanal teve como tema uma festividade japonesa chamada TSUKIMI, que significa Apreciação da Lua.

Os alunos apreciaram a história feita com teatro de fantoches... Veja como é interessante:

“Em um certo dia um velho senhor pediu comida para um macaco, uma lontra, um chacal e um coelho. O macaco colheu frutas e trouxe para o velho senhor, a lontra trouxe peixes e o chacal, um lagarto. No entanto o coelho não trouxe nada pois as ervas que constituem a sua alimentação não eram boas para os humanos. E então o coelho decidiu oferecer seu próprio corpo e se jogou no fogo. Porém o corpo do coelho não se queimou pois o senhor era uma divindade. E para as pessoas lembrarem do sacrifício do coelho, o homem desenhou a imagem do coelho na lua. Acredita-se que o coelho está na lua fazendo “mochi” (bolinho de arroz), pois o processo de fazer o “mochi” chama-se “mochitsuki” cuja pronúncia se assemelha a “mochizuki” que significa “lua cheia”.

REUNIÃO DE PAIS DO FUND. I

Reunião de Pais de 01 de setembro




Na reunião de pais do 2º trimestre, além da tradicional entrega de boletins e relatórios, houve um momento muito significativo onde cada família pode participar do “Projeto Correspondência” manifestando a sua expressão às famílias dos estudantes das Escolas Soka do Mundo...
Esse projeto visa criar o hábito de leitura e escrita entre os alunos, bem como criar uma aproximação entre alunos, professores, funcionários e familiares. Uma das iniciativas deste projeto é a de enviar cartas de felicitações e estímulo aos alunos das Escolas Soka de outros países. Este contato amplia a visão dos alunos enquanto cidadãos do mundo, estimula- os a incentivar outras pessoas, a conhecer e respeitar outros povos e culturas.


A título de curiosidade, as frases serão traduzidas e faremos a montagem de cada turma da nossa escola. Após, enviaremos pelo correio para as escolas co-irmãs.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

OFICINA DE LEITURA

Oficina de Leitura de 26 e 27 de agosto




Viabilizando a participação dos alunos no Concurso de Desenhos da Fundação Japão, a oficina de leitura semanal teve como tema uma festividade japonesa chamada HIMATSURI, que significa Festival de Bonecas...



Hinamatsuri é uma festa típica japonesa. O costume de exibirem-se bonecas começou durante o período Edo. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de atrair os maus espíritos, e assim proteger o dono.



Os alunos adoraram ouvir a história e fizeram analogias interessantes. Houve inclusive, uma aluna que sabendo do tema a ser abordado, trouxe de casa sua contribuição: uma boneca japonesa parecida com a estudada em aula. Todos apreciaram e ficaram encantados!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

OS PEQUENOS EXPLORADORES

“Os exploradores”




A turminha do Maternal I está participando de atividades baseadas no filme: “Up altas aventuras”.

As crianças assistiram ao filme que trata de questões e valores da vida, bem como: ciclo da vida, dificuldades, alegrias, tristezas, importância da família, amizade, frustrações, sonhos, meio ambiente, saudade, companheirismo, otimismo... Tudo isso de uma forma bem atraente para as crianças e adultos também.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PROJETO LEITURA

Baseados na diretriz do nosso Fundador que direciona os alunos a lerem bons livros:


“Ler bons livros cultiva e nutre a vida. Um bom clássico nunca envelhece”, nossa escola desenvolve durante todo o ano letivo o “Projeto leitura”, através de estratégias diferenciadas de acordo com cada faixa etária.



Desse modo os alunos do Jardim II, incentivados pela professora Rosemary está trabalhando com o livro: “O fusquinha cor-de-rosa”, cujo objetivo é maior integração entre família e escola, no incentivo à leitura e a escrita. O contato e manuseio de diferentes materiais escritos são importantes para a aprendizagem. Mas, será ainda mais enriquecedor se este manuseio e contato for com a participação dos pais e/ou alguém da família perguntando e fazendo com que a criança entenda e expresse os valores adquiridos através da história e proporcionando momentos preciosos em convivência familiar.

ATIVIDADES DA ESCOLA SOKA

Minha foto
São Paulo Capital, São Paulo, Brazil
Sou pedagoga e pós- graduada em Literatura Infanto Juvenil pela UFRJ e em Arteterapia em Educação e Saúde. Amo a vida e aproveito cada acontecimento do meu dia a dia, para extrair nutrientes para minha Revolução Humana.